.
Pousadas, Hotéis e Agências de Viagem do Rio de Janeiro

Iguaba
Sossego à beira da lagoa



Duas cidades constituem a região de Iguaba: Iguaba Grande e Iguabinha (ou Iguaba Pequena). Cada uma delas contorna uma enseada diferente. A Ponta das Andorinhas é o limite entre tais praias: a oeste, Iguabinha (ou Peró) e, a leste, Iguaba Grande, que termina na Ponta do Bico Negro, onde se inicia São Pedro da Aldeia.

Iguabinha é uma extensão de Araruama. O asfalto da rodovia margeia a própria orla, onde a praia de águas serenas – como o são todas as que derivam da Lagoa de Araruama – é beirada por coqueiros.

Em alguns trechos, condomínios fechados disponibilizam casas para alugar, o que atrai muitos turistas. É na beira de muitos deles que o mar desenha enseadas, formando cartões postais e delimitando as cidades.

O litoral de Iguabinha, assim como de Iguaba Grande, apresenta um mar que pode ser comparado a piscinas: águas calmas, rasas e mornas. Iguabinha compreende as praias de Coqueiral (repleta de casas de veraneio); Do Barbudo (palco de shows); Novo Horizonte (ou Gavião); Bananeiras (onde se situa um pequeno ancoradouro) e Do Lake View (dentro de um condomínio, abriga uma escola de windsurfe). 

Adiante, localiza-se Iguaba Grande, menor município do Rio de Janeiro, uma prova de que viagens podem ser memoráveis, mesmo em um lugar muito pequeno.

Recentemente emancipada de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande encontra-se em desenvolvimento, preservando recantos pitorescos e construções de inestimável valor histórico, como a capela jesuítica Nossa Senhora da Conceição (construída com argamassa, óleo de baleia, pedras e conchas), o porto Madeira e a estação de ferro.

Algumas festas locais (como a festa junina Iguapira, e a da padroeira da cidade, Imaculada Conceição) tornam a cidade mais movimentada. Contudo, Iguaba Grande é predominantemente um local pacato, um refúgio para veranistas e turistas que buscam o clima ameno em meio a um cenário paradisíaco.

Ao longo da rodovia Amaral Peixoto, estende-se pouco mais de 3km de praia. Com características semelhantes à Iguabinha, alternando faixas estreitas e largas de areia, sempre repletas de conchas e um mar ensolarado.

Algumas particularidades de Iguabinha são o píer e o trecho de ilhas, formando a Praia da Ilhota, onde foi construído um oratório numa delas (na Santa Rita de Cássia).

Destinada aos que desejam fugir do movimento, que apenas buscam sossego e o aconchego de uma cidade litorânea, Iguaba é uma região muito procurada, ótima opção na Região dos Lagos.



Atenção: 
- Proibida a reprodução integral ou parcial de textos e imagens, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo 
que citada a fonte.
.

Mais sobre Iguaba:
.


Você já esteve em Iguaba? Comente sobre a cidade!


Publicidade:

 

   Todos os direitos reservados a Zarp Host. Desenvolvimento: Agência do Site.

.

eXTReMe Tracker