.
Pousadas, Hotéis e Agências de Viagem do Rio de Janeiro

Urca 
Toda a nobreza carioca



Além de se destacar pela segurança – um dos menores índices de violência já registrado – a Urca concentra renomados institutos acadêmicos, riquezas naturais e culturais, revelando um elevado padrão de vida, sendo considerada por muitos como o bairro mais nobre do Rio de Janeiro.

Dirigindo-se à Avenida Pasteur (início do bairro), encontramos, de um lado, o Iate Clube; do outro, o Instituto Benjamin Constant (escola para cegos), o Instituto de Geofísica, campi da Universidade Federal do Rio de Janeiro e outro da UNIRIO. Mais adiante, localiza-se o IME (Instituto Militar de Engenharia) e a Escola Britânica. Ou seja, toda a excelência acadêmica reunida num só lugar. Sem falar nas Escolas Superiores Militares e na ECEME (uma espécie de escola militar destinada a oficiais que se preparam para o comando). 

Tais construções se aliam às ruas limpas e arborizadas, revelando todo o charme do lugar, que conta com praças e monumentos históricos, jardins e reservas ecológicas. 

No final da Avenida Pasteur, antes de adentrar às ruas do bairro, localiza-se a Praia Vermelha. No limite direito da praia, está o CMPV, um clube com ótimas opções de lazer, e restaurante aberto ao público. No limite esquerdo, o Caminho do Bem-te-vi (Pista Cláudio Coutinho) exibe uma belíssima vegetação ao longo 1250m de uma pista de caminhada, através da qual se pode observar o mar durante todo o percurso. Além de passeios ecológicos, há quem utilize a pista para exercícios físicos (corrida, caminhada, ciclismo) ou até mesmo alpinismo. Conforme ela é percorrida, também encontramos entradas para trilhas que levam direto ao
Pão de Açúcar

Exatamente! Um dos mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro está situado na Urca. Além de ser um mirante esplêndido, pelo qual é possível subir através do bondinho, o Morro da Urca eventualmente apresenta shows incríveis – o Oi Noites Cariocas.

Mas a beleza paisagística não se limita a praias calmas, reservas e mirantes. Como se isso fosse pouco, o próprio bairro é contornado pela Baía de Guanabara. A orla, criada através do soterramento, se transformou numa ótima opção para cooper, caminhadas, passeios de bicicleta e até mesmo pesca. Lindas casas se ergueram às margens e acentuaram ainda mais o charme do local, que também possui uma área comercial, com tudo o que os moradores precisam (pet shops, mercadinhos, padarias, salão de beleza, etc..) na Marechal Cantuária.

Não há como deixar de visitar locais memoráveis do bairro. Há a paróquia que eventualmente recebe a visita de Roberto Carlos, um dos ilustres moradores, símbolo da música brasileira. Também não há como não mencionar o lugar que no passado abrigara o Antigo Cassino, e mais tarde se tornou sede da TV Tupi. Ainda está em curso um projeto que o consagra como patrimônio histórico e prevê obras de reforma. Mesmo assim, ao lado de uma pequena praia, estão os pilares dele, o que não pode deixar de ser visto. 

Conforme se penetra no bairro, se aproxima do Forte São João. Além de uma área residencial, a fortaleza se estrutura em torno de quartéis e centros esportivos (quadras de futebol, vôlei, tênis, basquete, piscina, pista de atletismo, de salto, salas de judô, salas de esgrima, musculação, campo de futebol, ginásio, etc..). Não é à toa que times nacionais e a própria seleção brasileira já esteve treinando por lá. O Forte também está rodeado de institutos militares (como a Escola Superior de Guerra) e muita preservação natural, como jardins, praças, praias particulares (uma mais forte, e outra calminha) e até uma muda de pau-brasil que foi protegida da extinção. Há ainda um forte teor histórico, inspirado em canhões, fortins (também chamados de baterias) e outros monumentos, homenageando o forte que protegeu o Rio de Janeiro de tantas invasões durante o período do reinado. E segundo historiadores, foi graças a esse sucesso que a cidade sobreviveu até hoje.

Despedindo-se do bairro, ao percorrer o caminho da volta, obtém-se uma linda vista do Aterro (que margeia a enseada de Botafogo), da ponte Rio-Niterói, e da própria cidade de Niterói. Além desse aspecto urbano contornando a Baía de Guanabara, observam-se os barquinhos flutuando na baía, os quais são guardados pelo Iate Clube. Sem dúvida, um toque especial ao bairro.



 

Fotos por:
Diogo Albrecht
(redacao@viagem10.com.br)


Atenção: 
Proibida a reprodução integral ou parcial de textos e imagens, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo 
que citada a fonte.
.


Pontos Turísticos:
.




Publicidade:

 

.

eXTReMe Tracker