.
Pousadas, Hotéis e Agências de Viagem do Rio de Janeiro

Pão de Açúcar 
O "açúcar" do Rio



Uma programação imperdível aos que desejam conhecer o Rio de Janeiro é, sem dúvida, o Pão de Açúcar.

Chegando na Praia Vermelha, encontra-se a bilheteria onde são vendidos os ingressos para o passeio de bondinho. O teleférico leva o passageiro até o Morro da Urca (220 metros de altura) e, em seguida, ao Pão de Açúcar (396 metros de altura). 

Mais que um símbolo carioca, trata-se de um complexo de lazer. Além da riqueza geológica notoriamente expressa pelos morros, o Pão de Açúcar reúne as mais belas paisagens vegetais, resultado do ajardinamento proposto pelo projeto “Operação Verde”, um reflorestamento realizado em 1983 que reconstituiu a fauna e flora do local.

Subir até os mirantes pode ser um calmo passeio para alguns, ou muita aventura para outros. Quem não optar pelo teleférico, há a possibilidade de uma caminhada pela trilha que se inicia na pista Cláudio Coutinho (ou caminho do bem-te-vi, como é conhecida), situada no limite esquerdo da Praia Vermelha (ao lado da ECEME). Além da trilha, há quem prefira a adrenalina do montanhismo. Muitas escaladas são realizadas numa das 60 vias possíveis. 

O parque turístico supera as expectativas que um mirante pode proporcionar.Não são apenas as belas vistas da cidade que encantam o visitante. Uma tarde no Pão de Açúcar traduz toda a tranqüilidade e harmonia de um passeio ecológico, com agradáveis caminhadas em torno de uma verdadeira floresta tropical, repleta de árvores ornamentais, plantas exóticas e todo o esplendor do litoral de um lado, e da Serra do Mar, do outro. 

Além de lojas, bares e restaurantes, o Morro da Urca também dispõe de um heliporto, para quem deseja mais vistas panorâmicas da cidade num vôo de helicóptero. 

Há ainda o famoso anfiteatro, onde diversas apresentações marcaram a história da cultura carioca. Foi o caso de bailes carnavalescos, shows da MPB e a discoteca Dancing Days, que, depois de fechada, deu lugar ao “Noites Cariocas”, uma das maiores atrações culturais, reunindo bares, shows e DJs.

Localizado na Urca, o Pão de Açúcar é apenas uma das muitas atrações deste nobre bairro. Uma ótima sugestão de passeio é conhecer um pouco da orla e encantar-se com a simpatia do bairro. Depois, na Praia Vermelha, há praças, a própria praia e um clube, cuja localização é tão privilegiada que vale a pena almoçar no restaurante e apreciar a vista. No cair da tarde, o Pão de Açúcar é uma ótima sugestão...estendendo o passeio, será possível aproveitar o novo sistema de iluminação, que embeleza ainda mais a noite carioca.




 

 

Fotos por:
Diogo Albrecht
(redacao@viagem10.com.br)

Atenção: 
Proibida a reprodução integral ou parcial de textos e imagens, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.
As informações contidas nesta matéria são resultado da visitação realizada pela equipe redatora. Contudo, há também referências adicionais obtidas através de materiais gentilmente cedidos pelo Centro de Informações Turísticas.


Pontos Turísticos:
.

Você já esteve no Pão de Açucar? Comente!


Publicidade:

 

.

eXTReMe Tracker