Pousadas, Hotéis e Agências de Viagem do Rio de Janeiro

Viagem10

Página Inicial
Anuncie
Fórum
Quem Somos?
Fale Conosco

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Cidades.

Angra dos Reis
Araruama
Arraial do Cabo
Barra do Piraí
Búzios
Cabo Frio
Cachoeiras de Macacu
Campos
Cordeiro
Guapimirim
Iguaba
Ilha Grande
Itaipava
Itatiaia
Macaé
Mangaratiba
Maricá
Miguel Pereira
Niterói
Nova Friburgo
Paracambi
Paraty
Paty de Alferes
Penedo
Petrópolis
Quissamã
Resende
Rio das Flôres
Rio das Ostras
Rio de Janeiro
São João da Barra
São Pedro da Aldeia
Saquarema
Teresópolis
Valença
Vassouras
Volta Redonda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 








 


















































































Penedo
Outra face do Rio

O Rio de Janeiro tem muitas faces: praias paradisíacas contrastando a vegetação exuberante de ilhas, fauna e flora marinha revelando seus segredos nos passeios de mergulho, centros históricos marcando a identidade cultural, monumentos majestosos que transformam mirantes em cartões de visita da cidade para o resto do mundo. Sim, são muitas faces: tropical, paradisíaca, cultural, ‘estritamente brasileira’, dentre muitas outras. Mas uma não muito conhecida é, sem dúvida, a face finlandesa. 

Isso mesmo! Quando os imigrantes da Finlândia se instalaram no interior do estado, eles transformaram aquele cantinho num pedaço da Europa nórdica dentro do Brasil. Penedo, distrito de Resende, foi, na verdade, um refúgio para aqueles que sofriam perseguições políticas na época. Ao aqui se instalarem, eles trouxeram toda a gastronomia, o artesanato e toda a riqueza cultural de suas terras de origem.

Quem se dirige a Penedo, percebe o clima ameno, cordilheiras e muito verde acompanhando os viajantes já na estrada. Ao entrar na cidade, as primeiras impressões são de fato de uma colônia: construções baixas, com uma arquitetura diferente, bastante peculiar. A estrada principal atravessa a cidade, beirando inúmeros restaurantes e pousadas. 

Penedo é cercado por um clima familiar, de muita calma e aconchego, inspirado pela cultura nórdica que se faz presente em cada cantinho da cidade, como por exemplo na Casa do Papai Noel, localizado num shopping temático chamado Pequena Finlândia. Nele, lojas, restaurantes e um famoso atelier compõem um cenário de muito charme e simpatia. 

Ao lado dele, encontra-se também o Shopping vale dos Duendes, que oferece um trenzinho que percorre a cidade, exibindo as mais belas paisagens naturais. Próximo a esse shopping, não se pode deixar de visitar lojas artesanais como a casa das pedras, ou conhecer a arte em velas, em tapetes, e até mesmo em cachaça. 

Quem passeia pelo centro, encanta-se não somente por tais shoppings e lojas , mas também pelas delícias de uma sorveteria finlandesa, pelos chocolates servidos num cafe bar (produzidos nas famosas fábricas de chocolate locais) , num cenário em que se avistam as colinas no alto da cidade, levando o turista a se sentir fora do Brasil.

As fábricas de chocolate são sem dúvida uma das maiores atrações. Com uma variedade inquestionável, elas oferecem não apenas chocolates maravilhosos, mas também outros tipos de doces em compotas, além dos mais deliciosos licores.

É impossível resistir à gastronomia local. A diversidade é enorme. Culinária escandinava, finlandesa, sueca, italiana, japonesa comprovam que Penedo é mais que um centro gastronômico. Rodízio de fondue, pizza na pedra, cervejas importadas da Alemanha servidas em copo de 1 L são algumas sugestões para os que buscam algo novo, mas não muito excêntrico. 

Quem se interessa pela cultura local, também não pode deixar de visitar o museu Dona Eva, onde está registrada a história da cidade, a lenda do papai Noel e a cultura finlandesa. Ao lado, localiza-se o clube finlandês, onde apresentações de dança finlandesa ocorrem todos os sábados às 21:00h.

Mas Penedo também oferece muito mais que tranqüilidade. Cachoeiras no meio de uma vegetação exuberante, passeios a cavalo oferecidos por alguns haras, trilhas de caminhada são algumas opções para quem aprecia o ecoturismo. 

Sobre as cachoeiras, podemos dizer de uma forma sucinta que Três Cachoeiras atravessa a cidade e é própria para o banho, Cachoeira de Deus é a maior da cidade e Três Bacias é a mais distante e de difícil acesso visto que a estrada ainda é muito ruim.

Penedo também é conhecido pelo clima romântico que convida casais a passarem a lua de mel em uma dos muitos chalés que se encontram na cidade. A partir de maio, o frio se torna predominante e de fato, não há nada mais aconchegante que uma lareira acesa num chalé cercado pela mata atlântica, cenário que nossa equipe pôde constatar na Pousada Aconchego. 

Por:
Camila Sales (camila@viagem10.com.br)
Proibida reprodução sem autorização.


Leia mais sobre Penedo:
.

  Hotéis, Casas e Pousadas em Penedo
 
Fotos, Serviços e Informações Utéis (telefones, lazer..)


















































































Publicidade.
.

.

.

.

.

.

.






























































.

CNPJ: 08.007.821/0001-61. Shopping Vila Center, Sala 708 - Vila Isabel - RJ

kiji

grgrgrg

 

Teste Tese

Hospedagem / Agencias / Pontos Turisticos